terça-feira, maio 17, 2005

Festival Eurovisão da Canção

longe vai o tempo em que Portugal parava para ver e ouvir o espectáculo musical que nos mostrava as tendências europeias neste campo. Hoje (ou de alguns anos a esta parte) o festival tem cada vez menos impacto, audiência e importância.
Eu, nascido nos longínquos dias de Maio de 83, ainda sou daqueles que assistem ao festival, porque acredito no valor da música, gosto da diversiddade europeia e adoro o stress final das votações. Porém, o stress já não é assim tanto, pois Portugal fica sempre nos últimos, a diversidade está a perder-se porque quase todos cantam em inglês e o valor da música que lá se apresenta nem sempre é existente...
Enfim, Portugal até pode ir potente (Sofia, Rita Guerra...) ou levar músicas giras (MTM...) mas... Excepção feita a Lucia Moniz, com uma música bonita, aliada à simpatia e aos instrumentos tradicionais portugueses, levaram Portugal a ter a sua melhor classificação de sempre.
Os meus favoritos, para variar, nunca ganham. Há dois anos era um grupo belga com um dialecto inventado de propósito, muito étnico, que ficou em terceiro lugar. O ano passado era um casal que cantava "at the end ofthe road"(...), cuja nacionalidade não me lembro, mas eram de leste... Era uma múscia divertida, ritmada, que misturava no final umas subidas de voz femininas tipo ópera!
E pronto, não comento a nossa bela música deste ano... pois ééééééé...................................

Sem comentários: