domingo, setembro 24, 2006

A Intertextualidade em actividades de leitura orientada na aula de língua materna

É amanhã que eu e a Su, a minha querida colega de estágio e amiga, sobretudo, vamos apresentar o nosso trabalho de seminário deste ano, na FLUP. fomos escolhidos para este dia especial para os novos estagiários. e aqui fica um cheirinho muito pequeno do nosso trabalho, mas só as epígrafes - que melhor maneira de falar de intertextualidade se não ir aos textos e deixá-los falar!!!



“A escrita que estava gravada naquelas tábuas era da mão de Deus, que ali tinha escrito os seus dez mandamentos, e tinha-os escrito duas vezes para marcar a sua importância, (…)”

Êxodo, XXXII-16


“is a fashionable term, but almost everybody who uses it understands it somewhat differently”

Heinrich F. Plett, Intertextuality


“a intertextualidade é entretecida pelo diálogo de vários textos, de várias vozes e consciências”.

Aguiar e Silva, Teoria da Literatura


“Mas nem assim deve entender-se que é possível e legítimo falar de intertextualidade, sempre que (e apenas porque) uma vaga semelhança eventualmente aproxima dois textos”

Carlos Reis, O Conhecimento da Literatura


“«Mas esta frase não me soa a novidade. Aliás, toda esta passagem, parece-me que já a li». É claro: são temas que se repetem, o texto é tecido por estes vaivéns, que servem para exprimir o flutuar do tempo. És um leitor sensível a estes requintes, tu, sempre pronto a captar as intenções do autor, não te escapa nada.”

Italo Calvino, Se Numa Noite de Inverno Um Viajante

3 comentários:

Milai disse...

Hum...Acho que não estive 100% com atenção..Mencionaste Italo calvino? Não te esqueças de me deixares plagiar o trabalho, para depois intertextualizar e por fim confrontar o teu com o meu (texto).Acho que vou fazer um trabalho sobre a TLEBS, pedagogia da gramática...que achas?

tulisses disse...

não, não mencionei. aparece no nosso trabalho escrito, como epígrafe. os nossos exemplos foram de autores portugueses e, em especial, textos tratáveis na sala de aula, claro. enfim...

tulisses disse...

TELBS parece-me bem, mas será exequ
ivel um trabalho sobre isso, quero dizer, de que ponto de vista vai ser tratado, e qual a utilidade prática e pedagógica? tem de ser bem pensado. qualquer coisa, podes contar comigo. vou mandar-te o meu trabalho por mail. bjs