terça-feira, fevereiro 23, 2010

Desafio em Fevereiro


aproveitar algum tempo, que não tenho no momento, mas não me apetece ir acabar a recensão crítica a Arménio Vieira, que já devia estar pronta, nem pensar nos artigos e resumos que tenho de fazer e cujos prazos estão a acabar. Apesar de tudo, estou contente porque comprei, por uma pechincha, uma edição especial de/sobre Sophia. e por isso, o desafio aqui fica.

dos livros, voltei a Raul Brandão, que muito aprecio, desta vez a textos apenas publicados em jornais, recolhidos em Sonhos - pena as gralhas... - («o coração batia-me como se me doesse um amor perdido», p.179), segui para o Herbário, que tem poemas muito bonitos, acompanhados de ilustrações de igual teor; com Eugénio de Andrade passei por A Cidade de Garrett, que mostra a genialidade do poeta e da cidade e suas gentes («Um poeta, quando é grande, é sempre o maior para quem faz sua a poesia dele», p.40), demorei os olhos nas aguarelas de Gunter Grass, mergulhei no mundo criado por Rosa Lobato Faria («gosto da ideia de construir a minha morte como construí a minha vida», p.24), que perdemos recentemente, li fascinado O Poema, a Viagem, o Sonho e estou ainda em O Homem Duplicado, entre outros que não acabarei este mês, provavelmente, com tantas actividades que tenho tido :)


9. Sonhos, Raul Brandão, Independente, 192p.*****
10. Herbário, Jorge Sousa Braga, Assírio & Alvim, 60p.*****
11. A Cidade de Garrett, Eugénio de Andrade, Fundação Eugénio de Andrade, 76p.*****
12. Com Aguarelas, Gunter Grass, Editorial Notícias, 210p.****
13. O Prenúncio das Águas, Rosa Lobato de Faria, Asa, 216p.*****
14. O Poema, a Viagem, o Sonho, Arménio Vieira, Caminho, 132p.*****
15. O Homem Duplicado, José Saramago, Caminho, 320p.****

filmes:

13. Bruno, de Larry Charles (por favor)**
14. Anticristo, de Lars von Trier (enfim... já fez melhor)***
15. Quem és tu?, de João Botelho (hum...)****
16. Romance, de Catherine Breillat (pois é...)*
17. Precious, de Lee Daniels (finalmente algo bom)*****
18. A Dúvida, de John Patrick Shanley (grandes desempenhos)*****
19. A Bússula Dourada, de Chris Weitz (grande e bela Nicole)****
20. Ágora, de Alejandro Amenábar (vibrante)*****
21. Calígula, de Bob Guccione (por favor outra vez...)***
22. Baise-Moi, de Virginie Despentes (idem aspas mais grave)*
23. Orlando, de Sally Potter (pormenores...)****
24. The Imaginarium of Doctor Parnassus, de Terry Gillian (intrigante)****
25. Premonição, de Mennan Yapo (bom para o género)****
26. Chovem Almôndegas, de Phil Lord e Chris Miller (espectacular)*****
27. Vestida para casar, de Anne Fletcher (K. Heigl, linda)****
28. Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen (muito bom)*****
29. O Pacto, de Renny Harlin (está bem)***

Sem comentários: