segunda-feira, outubro 16, 2006

Grandes Portugueses

o programa da rtp está a tentar eleger o maior português de sempre. há quem diga que é d. afonso henriques, embora na altura portugal ainda não existisse, outros acham que é vasco da gama, embora tenha tido a necessidade de partir daqui para a índia. pronto, agora a sério. as listas são um grande pónei, que têm nomes que valha-me Deus, sobretudo se virmos os que faltam. por exemplo, tem Maria de Medeiros e Joaquim de Almeida mas não tem o Herman José, tipo... Tem Eugénio de Andrade mas não Sophia ou Ruy Belo. E Salazar no meio disto tudo? mas parece que a lista é apenas um início e que irá sendo construída aos poucos (não se admirem se aparecer o Tino de Rans (ou Rãs) ou o Claúdio Ramos).

agora mais a sério, o maior português... não é muito difícil. eu, claro que não, até porque sou muito pouco português de temperamento. não. o Pessoa, claro. se não foi o maior, pelo menos foi muitos, pelo menos 27, entre os quais: Pessoa, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Alexander Search, A. A. Crosse, Chevalier de Pas, Charles Robert Anon, H. M. F. Lecher, António Mora, Vicente Guedes, Barão de Teive, Jean Seul, Bernardo Soares...

6 comentários:

Milai disse...

acredita que votava em ti:) nao me digas que são todos heterónimos? se sim falta alguns...acho que eram 62... só te faltam criar heterónimos. Pessoa também não tinha personalidade. Não seria esse o critério.

tulisses disse...

claro que sim... eu também votava em mim. são todos heterónimos, li no antónio quadros que eram 27, não sei...

eu não tenho capacidade para criar heterónimos, tipo... queres dizer que eu não tenho personalidade?

Milai disse...

digamos que tens uma personalidade heterogénea...não ligo nada a signos...mas tu sais mesmo ao teu...

analuisacorreia disse...

sabes que não comento...no que diz respeito a Pessoa...quanto a ti...talvez também votasse em ti!lol!à falta de melhor!Estou a brincar!

tulisses disse...

ok, eu sei que sou um génio, mas ainda não me revelei ao mundo, nem sequer ao mundo português... quiçá um dia ainda me vêem nas notícias a receber o nobel ou coisa assim... e eu nessa altura nem vos conheço de lado nenhum :)

analuisacorreia disse...

Se bem te conheço (e eu tenho a certeza que sim) eras incapaz de nos renegar, de nos ignorar! :D