segunda-feira, janeiro 11, 2010

T., ou o eu que se des/en/cobre

Por transmissão . Aqui fica. Com duplos sentidos, claro.



1. O gato não morreu, eu, eu. Ainda cá anda, a miar de manhã à tarde, às vezes parece aos outros que fala Grego ou Árabe, de tal maneira parece dizer coisas estranhas. À noite é mais a cantoria para proquios (bem, alguns vizinhos já deram sinais de ter ouvido).

2. Girassol - mas ao contrário. Ou como um girassol que, no meio dos outros, preferisse ver o espaço subitamente iluminado. Ou, mais linearmente, o girassol que rema contra a maré.

3. Trovoada. Vem poucas vezes, mas quando vem, assusta. E em algumas é devastador. Ter nascido em Maio não foi acidente.

4. Doce-chocolate, com variações: de branco a negro em cinco segundos. Com extras quando necessário, de preferência avelãs, mais pequenas mas certeiras. Não é gémeos de signo por acaso.

5. Livros - a sua vida não daria nenhum, nem nenhum filme. Tentou escrever, e quase fez três livros, entretanto praticamente perdidos pelo gosto do alheio de alguém. Lê-os desalmadamente, tendo noção de que acabarão com ele (atenção ao duplo sentido) - ou talvez se prolonguem numa outra vida. Mas ainda assim. Seus descendentes não serão para os ler.

6. The One - perfume de agora, mostra a sua personalidade egocêntrica, genial, acima da média e, sobretudo, muito modesta.

7. Bartleby - ou a mania da procrastinação, ou do «deixa para amanhã aquilo que podes fazer hoje, o atraso iluminar-te-á». Mas com tudo pronto, investigado e pensado, que depois o fazer se fará.

8. Solitário - aquela jarra para uma flor só. Às vezes dá para duas. Experimente-se o malmequer, é capaz de dar, em vez dos amores-perfeitos... ou vice-versa.

9. Compasso - de um lado marca, do outro pica. Aos círculos, é como gosta de dizer e fazer as coisas, quando elas o incomodam ou vão incomodar alguém. Outras vezes, do nada, acompanha-se de uma régua.

10. Santiago - do nome ao sítio, a marca. Da origem do meu ser: ascendentes, nomes e patronímico. E talvez esta dimensão angelical que muitos lhe atribuem hiperbolicamente. É uma mais uma vertente da sua face criativa.

7 comentários:

carol m. disse...

YAVÉ, dai-me forças... Naturalmente, esta má fase há de passar, é bem melhor ler isto do que ficar sem o blogue!!
Bjs e força nisto!!!!

tulisses disse...

olá!

não sei se isso foi elogio ou crítica... hum...

diz lá, até ficou girito :)

Denise disse...

Ficou mais que girito, giríssimo! Não fosse o TUlinho um mestre em inovar.
Rendida ao seu olhar sobre si mesmo que embeleza, ainda mais, o meu sobre si ;-)
Parabéns!

Carol M. disse...

Elogio, é claro! Eu não perco tempo com críticas; deixo-as aos que não têm nada melhor a registrar
Beijinhos

tulisses disse...

;)

repare-se no entanto que tudo o queu ficou dito é bom... positivo.

mas não iria aqui e agora apregoar os meus defeitos! embora para isso preciso tê-los...

ahah

Milai disse...

bem, deves ser a primeira pessoa que se conhece bem a si própria. se isto existe...eu nem tenho certeza da minha língua...ai..deixa carregar em ok antes q comece a corrigir me

tulisses disse...

(errata do meu comentário anterior): embora para isso fosse preciso tê-los

Milai: diz lá se não é a minha essência aqui revelada assim?

lol