sexta-feira, maio 02, 2008

Calvin, Hobbes e Eu

A primeira vez que ouvi falar do Calvin & Hobbes andava no sétimo ano. A professora de então faláva-nos da banda desenhada e o exemplo que deu foi umas tiras do Bill Watterson. Lembro-me de que uma pergunta do manual partia de uma notícia sobre o cancelamento das suas aventuras. E eu respondi que não me importava muito, já que não gostava de banda desenhada. Tinha já a mania do pseudo-intelectualismo (não com estas palavras, claro) e dedicava-me a tentar ler As Viagens na Minha Terra e quase todo o Júlio Dinis (era o que havia na estante dos meus pais, além de outras coisas um pouco más). Depois foi no décimo e no décimo primeiro, com os livros de filosofia, que comecei a gostar - também, qualquer coisa era melhor do que ouvir as profs que tive. Mas aquilo não era qualquer coisa, era mesmo fixe! Seguiram-se os jornais do Público, durante toda a faculdade. Agora li finalmente um livro: Há monstros debaixo da cama, da Gradiva. Algumas das histórias já conhecia, outras não. E ri-me como um tulinho, outras vezes pensei a sério. É isso que existe de bom nesta banda desenhada: ri-se e pensa-se um bocadinho. E embora eu seja do bem (private joke) e me identifique mais com o Hobbes (afinal eu sou também um felino), não posso de deixar de achar piada à imaginação, à loucura, às dúvidas, às maldades do Calvin. E seguir-se-ão outros, qualquer dia. Deles, mas também do Astérix (que conheço melhor dos filmes), da Mafalda (de que a Consti gosta muito) e do meu herói de sempre, porque não é um herói cheio de poderes extraordinários, o Tintim. E embora continue com a mania do pseudo-intelectualismo, isto também cabe nele - pena ser já tão tarde. Mas lá diz o ditado... e eu concordo.

Uma tira do referido livro, aqui em Inglês:

4 comentários:

Denise disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denise disse...

Ah, pois, lá diz o ditado :)
Eu sempre gostei muito de BD. Primeiro a da Disney, depois a do Maurício, já com outra pinta, depois a do Astérix, de que fiquei fã, seguiu-se a Mafalda e também o Calvin. Descobri há uns anos o José Carlos Fernandes.

Anónimo disse...

Hey there, You have done a great job. I'll definitely digg it and personally recommend to my friends. I am confident they'll be benefited from this web site.


my blog - http://www.babefeeds.net

Anónimo disse...

You really make it seem so easy with your presentation but
I find this matter to be actually something that I feel I'd by no means understand. It seems too complicated and extremely large for me. I am having a look ahead in your subsequent submit, I will try to get the hang of it!

My site sex porn movied (zonaforo.com)