segunda-feira, maio 05, 2008

Reitoria da Universidade do Porto

A Reitoria da Universidade do Porto, a dos leões, a que eu conheci primeiro como a Faculdade de Ciências da minha irmã (e onde ainda ontem ela cartolou - mas disso falarei a seguir), a que depois vivi como local de trabalho do EILC de Agosto e de Janeiro (a semana incial de cada mês de trabalho era lá, a preparar tudo para o bom funcionamento do curso). Adoro aquele edifício: pesado, forte, grande, austero, labiríntico. Quando saia de lá ao fim de cada dia de trabalho, cansado e mortinho por chegar a casa, não conseguia impedir-me de me sentir orgulhoso de trabalhar ali (ainda que por poucos dias, mas quem passava e me via sair às seis não sabia disso, mas também não sabia que eu trabalhava ali...).

Agora, após o dia de ontem em que os finalistas de Ciências puderam usar o espaço pela última vez para a sua festa de cartolação, no fantástico Salão Nobre (onde estive ao lado de Agustina e recebemos e nos despedimos dos alunos dos diferentes EILC), na escadaria que leva à entrada, na praça dos leões, o edifício está arder. E agora que já sei que não há vítimas, importo-me com tudo o que está lá guardado, além da sua beleza e valor - real e simbólico.


Ficam algumas fotos que tirei com o meu tlm do mês de Janeiro e de Agosto (as de ontem ainda não tenho): a clarabóia do escadario, as escadas escondidas de que tanto gosto, o interior do edifício, salão nobre, fachada...




p.s. - entretanto parece estar tudo controlado e não haver grandes danos. ao menos isso!

Sem comentários: